Perguntas e respostas sobre Toxina Botulínica (BOTOX)

Perguntas e respostas sobre Toxina Botulínica (BOTOX)

1. O que é toxina botulínica?

É um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. O Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbia, que produz sete sorotipos diferentes de toxina – conhecidos como A, B, C1, D, E, F e G. Para fins médicos, é utilizada uma forma injetável da toxina botulínica purificada. Quando aplicada em pequenas doses, ela bloqueia a liberação de acetilcolina (neurotransmissor responsável por levar as mensagens elétricas do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.

2. Quais são as indicações da aplicação?

O BOTOX® é usado para corrigir as rugas ou linhas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" podem ser beneficiados com o método. Dentre as outras indicações para toxina botulínica tipo A aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias e espasticidade. Também é usado para o tratamento da hiperhidrose (excesso de suor) palmar e axilar.

3. O que são sinais de expressão ou linhas de expressão?

As linhas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para outra. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada ( Tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso ). Esta hipertrofia forma sulcos e rugas que aparecem de forma muito marcada no momento da expressão e permanece, um pouco menos marcado, mesmo quando não se está contraindo o músculo. Com o passar do tempo, e com a instalação do processo de envelhecimento, a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.

4. O efeito é imediato? Qual o tempo de duração?

A toxina botulínica interfere seletivamente na capacidade de contração da musculatura e, por isso, as linhas de expressão são suavizadas. Em muitos casos, uma semana após a aplicação elas ficam praticamente invisíveis e os efeitos duram de quatro a seis meses.

5. Vou sentir dor durante a aplicação?

A dor vai depender da sensibilidade de cada um, normalmente ela é muito bem tolerada e é usada uma agulha muito fina (insulina) para a aplicação.

6. Quando posso repetir a aplicação?

Após 6 meses. Não significa que o BOTOX® deva ser reaplicado imediatamente, porque o músculo causador das rugas ainda está fraco e só deve ser tratado quando recupera o tônus normal, o que ocorre ao redor de 5 a 6 meses , nas primeiras aplicações e ao redor de 6 a 8 meses , em pacientes que fazem o tratamento regularmente.

7. Depois de fazer a aplicação, terei que repetir sempre?

Com a falta de função temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui , e com este descondicionamento ,a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico por um certo tempo. Mas com as aplicações repetidas, no tempo certo, 6 meses, existe uma tendência de um efeito cada vez mais prolongado.

8. Quando não posso realizar a aplicação?

Se estiver grávida, amamentando, usando algum tipo de antibiótico derivado de aminoglicosídeos, portadoras de algumas doenças neurológicas, hipersensibilidade à algum componente da fórmula e processos inflamatórios no local da aplicação.

9. Pode ocorrer complicações?

A Toxina é liberada pelo FDA ( controle de medicamentos) americano, e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, como bloqueador muscular e usado por médicos treinados não apresenta complicações sérias. Ocasionalmente pode ocorrer pequenos hematomas e reações como vermelhidão no local da aplicação. Obviamente exagerar na dose ou cair na mão de um profissional inexperiente pode resultar em hematomas maiores, perda de expressão facial, queda das pálpebras e enfraquecimento dos músculos.

10. Que tipo de profissional devo procurar para realizar o procedimento?

É importante escolher médicos que sejam treinados na técnica de aplicação do BOTOX®, geralmente é realizada por dermatologistas, neurologistas, cirurgiões plásticos e oftalmologistas.

Veja também