Estrabismo

Estrabismo

Estrabismo também é conhecido como "Olho Torto". Pode ser congênito, surgindo desde o nascimento ou com algumas semanas de vida. Ocorre quando os olhos não trabalham juntos, de modo adequado. Enquanto um olho focaliza um objeto, o outro não consegue fazer o mesmo e geralmente se encontra voltado mais para dentro; às vezes para fora ou ainda para cima ou para baixo.

As Causas:

Depois dos três meses de idade, o estrabismo pode resultar de um desequilíbrio nos músculos dos olhos, ou de o olho bom trabalhar mais para compensar a visão acentuadamente curta ou longa do outro olho.

Quando não tratado, isso pode causar maior distorção na visão do olho "preguiçoso".

Ocasionalmente o estrabismo aparece mais tarde na infância, quando uma doença, como o sarampo, inibe a capacidade da criança de compensar a visão defeituosa.

O tratamento habitual é usar óculos para corrigir o defeito da visão. O olho bom poderá ser tapado (ocluido) para forçar a criança a usar o olho preguiçoso.

Muitos bebês de menos de três meses às vezes ficam estrábicos enquanto aprendem focalizar; mas isto não é motivo para preocupação.

O tratamento definitivo é realizado com cirurgia para correção da posição dos olhos.