Toxina Botulínica (BOTOX)

Toxina Botulínica (BOTOX)

Desde o nascimento, manifestamos nossas expressões, contraímos os músculos faciais, mostrando tristeza, satisfação, alegria. Enquanto crianças a nossa pele fina e macia volta ao normal assim que passam nossas emoções, no entanto, com o passar dos anos, a pele vai perdendo sua elasticidade e as rugas na testa, nas sobrancelhas e em volta dos olhos passam a ser um atestado da idade que temos.

Injetar uma toxina botulínica nas rugas de expressão. A primeira vista, parece estranho mas, de acordo com especialistas, a aplicação de Botox funciona e conquista novos adeptos a cada dia.

Inicialmente, a sua aplicação restringia-se ao tratamento de pacientes com problemas oftalmológicos e musculares. Atualmente, a substância também é empregada dentro da medicina estética para o tratamento das rugas de expressão.

A toxina botulínica (Botox® e Dysport®), é produzida pela bactéria Clostridium Botulinium e quando utilizada em pequenas doses, produz uma paralisia muscular temporária. Como o músculo enfraquece, a pele que está sobre ele relaxa e então as rugas nessa área gradualmente se suavizam e freqüentemente desaparecem. Esta paralisia da ação muscular não afeta as outras expressões do rosto.

Na consulta inicial o médico solicitará várias informações e prestará esclarecimentos sobre o tratamento, efeitos colaterais e cuidados após o tratamento.

A aplicação poderá ser realizada no consultório e o número de aplicações nos diversos pontos da face depende do tamanho da área a ser tratada. A agulha utilizada é extremamente pequena e apenas uma dose mínima do medicamento é aplicado de cada vez.

O tratamento inicial mostrará os resultados logo nos primeiros dias e poderá durar algumas semanas até o atingimento dos seus objetivos. Há ainda necessidade de alguns cuidados que paciente deve fazer após a aplicação, como não deitar, não fazer atividades físicas e não dirigir por algumas horas.

Quando usado nas doses adequadas o Botox® e o Dysport® são extremamente seguros. Milhares de homens e mulheres em todo mundo têm se beneficiado dos efeitos destes produtos.

Em que locais posso aplicar o Botox?

O Botox é injetado para reduzir os efeitos das rugas da testa, entre as sobrancelhas e os famosos e indesejáveis pés-de-galinha. As aplicações são indolores e o paciente começa a sentir os efeitos num período de 48 horas a 15 dias após as injeções.

Por ser um tratamento temporário, a paciente não corre o risco de recorrer a outros tratamentos estéticos afim de reverter os resultados do Botox. Ou seja, como a aplicação é feita, em média, de três a cinco meses (o período varia de pessoa para pessoa), basta esperar o efeito da substância passar para suspender o tratamento. O Botox também pode ser utilizado para prevenção das rugas, tanto que muitas jovens procuram os benefícios da substância afim de retardar a formação das marcas de expressão. Nestes casos as aplicações são feitas uma vez ao ano.

Veja também