Perguntas e respostas sobre blefaroplastia

Perguntas e respostas sobre blefaroplastia

1. O que é blefaroplastia?

É o tratamento para remoção do excesso de pele e bolsas de gordura que se acumulam sobre as pálpebras superior e inferior.

2. Eu posso operar minhas pálpebras? Qual é a indicação?

Com o envelhecimento a pele das pálpebras tende a ficar mais flácida, assim como a musculatura de sustentação dos olhos. Algumas pessoas têm maior tendência a formar aquelas bolsas de gordura sob a pálpebra, isso se agrava com a perda do tônus muscular que mantém as bolsas. Com o tempo a musculatura flácida associada ao excesso de pele faz com que as pálpebras fiquem pesadas e caídas. Estas mudanças podem ocorrer em diversas idades, estando relacionadas com a genética e hábitos. A blefaroplastia está indicada para a correção destas alterações.

3. Com que idade posso operar minhas pálpebras?

Não existe uma idade ideal. Estas alterações, apesar de mais freqüentes em pessoas de idade mais avançada, podem aparecer em qualquer idade. Mas o médico é que determinará a real necessidade do procedimento.

4. Qual a melhor época do ano para realizar a cirurgia?

A blefaroplastia pode ser realizada em qualquer época do ano, desde que se tome os cuidados pós operatórios que o médico irá orientar.

5. Como é realizada a anestesia na blefaroplastia?

Anestesia local assistida (ou seja, sedação endovenosa com médico anestesista acompanhando todo o procedimento cirúrgico) O anestesista punciona uma veia onde é administrado um sedativo, após infiltra-se o anestésico diretamente no local. As pálpebras e as regiões próximas ficam dormentes, e o paciente, relaxado.

6. Quanto tempo dura a blefaroplastia?

De 1 a 2 horas dependendo do caso.

7. Como é o pós operatório?

O paciente permanence sob observação por um determinado período após a cirurgia;

Não é colocado nenhum tampão ou curativo oclusivo, ou seja vai sair enxergando normalmente;

A dor é mínima e será prescrito analgésicos para minimizá-la.

8. Por quanto tempo duram as manchas roxas e inchaços?

Os inchaços (edema) duram aproximadamente uns 5 dias e vão melhorando gradativamente. As manchas roxas (equimoses) demoram um pouco mais e depende de vários fatores, mas geralmente desaparecem em 2 semanas.

9. Quando são retirados os pontos da blefaroplastia?

Os pontos são retirados em torno de 5 a 6 dias da cirurgia.

10. Fica alguma cicatriz após a blefaroplastia?

Qualquer cirurgia deixa cicatriz. Na pálpebra superior ela fica escondida na dobra da pele e também tende a atenuar com o passar dos meses. Na pálpebra inferior pode não aparecer caso a cirurgia seja realizada via transconjuntival (casos em que não se remove a pele, apenas bolsas de gordura).

11. Quanto tempo para atingir o resultado definitivo?

Nas primeiras duas semanas as mudanças são mais rápidas, mas o resultado final deve aparecer com 6 meses.

Veja também