Glaucoma

Glaucoma

O que é Glaucoma?

É uma neuropatia óptica em que, na maioria das vezes a pressão intra-ocular está elevada podendo levar a comprometimento do campo visual e até a cegueira.

Qual a causa?

Dentro dos olhos existe um liquido transparente chamado “humor aquoso”. Este líquido se forma, circula e sai do olho, e é muito importante para nutrir e manter as estruturas dos olhos normais. No entanto, quando ele tem dificuldade de sair do olho, a pressão intra-ocular aumenta de forma progressiva e causa lesão do nervo óptico podendo levar à cegueira.

Glaucoma

O que o paciente sente?

No início da doença, geralmente o paciente não sente nada nos olhos e a visão é normal. Na maioria dos casos o glaucoma progride lentamente sem que o paciente se dê conta da perda gradual da visão lateral. Alguns raros pacientes poderão ter sintomas oculares não bem definidos como dor nos olhos ou ao redor deles e alteração da visão, como halos coloridos.

Visão Normal X Visão com Glaucoma

Que pessoas têm maior tendência a apresentar a doença?

O risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comuns após os 40 anos. Além disso, pessoas com casos de glaucoma na família têm risco maior de apresentar a doença. Ainda, se deve considerar que pessoas da raça negra têm maior predisposição de serem afetadas pela doença.

Como é descoberta a doença?

O glaucoma pode ser detectado somente após um exame oftalmológico cuidadoso, em que o médico faz a medida da pressão intra-ocular e o exame do fundo do olho, por meio de aparelhos apropriados.

Como o Glaucoma é tratado?

O tratamento se faz de três maneiras: por medicamentos, por laser ou cirurgia. Geralmente, o tratamento inicial e o mais freqüente, se faz através de medicamentos. Há vários tipos de colírios no mercado com diferentes mecanismos de ação. Infelizmente alguns apresentam efeitos colaterais locais e gerais.Apenas o oftalmologista será capaz de indicar e orientar o uso mais adequando destes medicamentos, seja de modo isolado ou em associação.

Como agem os medicamentos?

A principal finalidade do uso de medicamentos é reduzir a pressão intra-ocular, seja por diminuição da produção do humor aquoso, ou pelo aumento da saída desse líquido do olho.

Que pesquisas estão sendo feitas?

No mundo todo, inúmeras pesquisas estão sendo realizadas para esclarecer as causas do glaucoma, melhorar os meios diagnósticos e tornar o tratamento mais eficaz e mais fácil.

O que podemos fazer para proteger a visão do glaucomatoso?

Vários estudos demonstram que a descoberta precoce da doença e o tratamento a tempo são as melhores maneiras de controlar a doença e manter a visão do paciente glaucomatoso. Vale a pena recomendar que se você ou alguém que você conheça está no grupo de risco para o glaucoma, deve consultar um oftalmologista periodicamente.

Seguindo as orientações do seu médico-oftalmologista, você continuará a ver o mundo muito melhor e por toda a vida!