Especialidades

Conjuntivite

Conjuntivite

É a inflamação ou infecção da conjuntiva. A conjuntiva é a membrana transparente que envolve a esclera (a parte branca do olho) e a parte de dentro das pálpebras que ficam em contato com o olho.


Sinais e sintomas


Olhos vermelhos (como consequência da inflamação), coceira, sensação pegajosa ao piscar, lacrimejamento, secreção (com o acúmulo da secreção durante a noite, as pálpebras podem amanhecer grudadas). Por ser de fácil contágio, a conjuntivite geralmente é bilateral.


Conjuntivite

Causas


Bactéria, vírus, clamídia, reação alérgica, irritação a produto químico ou corpo estranho que atingiu o olho. Crianças podem apresentar conjuntivite por problemas no canal lacrimal.


Tratamento


Ao acordar, lavar gentilmente as pálpebras com soro fisiológico para remover a secreção, usando uma bolinha de algodão para um olho e outra bolinha limpa para o outro olho. Conforme os sinais encontrados ao exame oftalmológico, será decido entre colírios lubrificantes, medicação antiviral, colírios ou pomadas antibióticas. No caso de conjuntivite alérgica, o médico poderá prescrever colírios antialérgicos, esteroides ou anti-inflamatórios.


Prevenção



Complicações


a visão não é afetada uma vez que a inflamação tenha cessado. Contudo, em casos de conjuntivite causada por adenovírus, pode haver comprometimento visual quando cicatrizes são formadas na córnea. Dependendo da profundidade das cicatrizes, cirurgia a laser pode ser a solução para tentar recuperar a visão.