Moscas volantes e Flashes luminosos

Moscas volantes e Flashes luminosos

O que são moscas volantes?

São fios, pequenos pontos ou nuvens que podemos ver no campo de visão, também conhecidos como "floaters". Geralmente são mais visíveis quando estamos olhando contra uma superfície branca ou contra o céu azul.

Estas alterações têm este nome pela semelhança com pequenas moscas que voam ao redor, no ar.

Na maioria dos casos são pequenas opacidades dentro de uma gelatina que temos dentro do olho, chamada humor vítreo. O vítreo preenche toda a cavidade posterior do globo ocular. Embora estes corpos flutuantes pareçam estar na frente do olho, eles estão realmente flutuando dentro da gelatina e a sombra deles é projetada sobre a retina, conforme ocorre à movimentação dos olhos.

Moscas Volantes

O que causa as moscas volantes?

O gel vítreo é composto por líquidos e fibras microscópicas, que normalmente não interferem na visão. Ocorrendo sua degeneração, pela idade ou por doenças, esta estrutura altera-se com liquefação e desorganização da trama fibrilar. Geralmente é acompanhado por encolhimento ou condensação, denominado descolamento do vítreo posterior, sendo essa uma causa muito comum de moscas volantes. Podem ser também resultado de inflamação ou por depósitos de cristais no vítreo. O aparecimento dessas moscas volantes podem ser alarmantes, principalmente se aparecem repentinamente, porém, geralmente eles são benignos e resultam de um processo normal de envelhecimento do olho.

Retina

Quando elas são importantes?

O vítreo está em contato com toda a retina. Às vezes, a retina pode se romper quando o vítreo degenerado a traciona excessivamente. Uma rotura pode ocorrer sobre um vaso sanguíneo, havendo sangramento para dentro do olho com o aparecimento de mais sombras no campo de visão. Deve-se ficar atento a essa rotura, pois a partir dela pode se desenvolver o descolamento de retina. Qualquer aparecimento repentino de mais moscas volantes requer um exame imediato pelo oftalmologista.

Retina

Deslocamento de Vitreo

O que causa os "flashes" luminosos?

Quando o humor vítreo traciona a retina, ela produz a sensação que estamos vendo "flashes" de luz. É um estímulo mecânico direto sobre a retina. Os mesmos efeitos podemos conseguir, quando fechamos e comprimimos o globo ocular.

Estes "flashes" de luz podem ser transitórios.

Porém, caso eles mantenham-se ou estejam associados ao aparecimento súbito das moscas volantes, deve-se examinar o mais rápido possível para determinar a presença ou não de rotura ou mesmo de descolamento de retina.

Flashes

Flashes Luminosos

O médico-oftalmologista, especialista em retina, poderá dizer se as moscas volantes e os "flashes" luminosos são perigosos ou não para a sua visão.

Veja também